.·´¯`·-» Veridiana Santos «-·´¯`·.

Wednesday, November 08, 2006

Atividade ECS 8


Já encontrei todas as colegas para realizar a atividade ECS 9. São elas: ADRIANA, ANA MATTES , JANETE, CAROLINA e EU. Só precisamos mexer os pauzinhos e começar! Estou aguardando contato!

Monday, November 06, 2006

TRABALHANDO EM EQUIPE- GRUPO a




Foi muito interessante pesquisar os blogs das colegas para encontrar a figura igual, mas também foi muito trabalhoso, pois nem todas as colegas haviam publicado sua figura. Então fiz contato somente com as colegas que encontrei e logo depois, encontrei todas, que são: JANETE , SABRINA, ELIANE, STELA, DULCE, MARIA LÚCIA, JANDIRA. Todas estamos em grande expectativa das atividades que seguem após esta pesquisa, e gostamos muito de poder conhecer novas colegas e seus trabalhos, podendo perceber que temos opiniões diferentes ou iguais, de acordo com o tema proposto.

CONHECENDO MARX e ENGELS



ENGELS e MARX - Os dois se empenharam na luta da classe do proletariado contra a burguesia.Fundaram o chamando socialismo científico ou marxismo. Foram os primeiros a demostrar que a classe operária e as suas reivindicações são um produto necessário do regime econômico atual. Explicam nas suas obras que o socialismo não é uma invenção de sonhadores, mas o objetivo final é o resultado necessário do desenvolvimento das forças produtivas da sociedade atual. A revolução de 1848, na França, permitiu que Marx e Engels regressarem à sua pátria, na Prússia renana, tomaram a direção da Nova Gazeta Renana, jornal democrático. Os dois amigos eram a alma de todas as tendências revolucionárias da Prússia renana.Defenderam até o fim os interesses do povo. Após a morte de Marx, Engels começou a completar e divulgar o trabalho do amigo pelo mundo. Seu carinho por Marx, enquanto este viveu e sua veneração foram ilimitados.

MARX

  1. "Ao produziremos seus meiosde existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material."
  2. "Mas não devemos considerar este modo de produção deste único ponto de vista, isto é, enquanto mera reprodução de existência física dos indivíduos."
  3. "A forma como os indivíduos manifestam sua vida reflete muito exatamente aquilo que eles são."
  4. "Esta produção só aparece com o aumento da população e pressupõe a existência de relações entre indivíduos."

ENGELS

  1. "A forma como os homens produzem esses meios depende em primeiro lugar da natureza."
  2. "Pelo contrário, já constitui um modo determinado de atividades de tais indivíduos, uma forma determinada de manifestar sua vida de um modo de vida determinado."
  3. "O que não coincide portanto com a sua produção, isto é, aquilo que produzem como com a forma como produzem."
  4. "Aquilo que eles são depende portanto das produções materiais de sua produção."


FRIEDRICH ENGELS - Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Filho de um industrial muito religioso, rico e conservador. Foi criado em um ambiente do protestantismo alemão.Quando estudante se impressiona com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas, adere as idéias de esquerda e aproxima-se de Marx. Sai da escola aos 16 anos por imposição do pai, começa a trabalhar num dos seus escritórios, começando a escrever em jornais, se contactando com grupos políticos de jovens preocupados com as questões sociais. Em 1841 muda-se para Berlim, onde inicia suas idéias comunistas. Engels foi o primeiro a declarar que o proletariado não é só uma classe que sofre, mas que a miserável situação econômica em que se encontra empurra-o para a frente e obriga-o a lutar pela sua emancipação definitiva.Engels foi o mais notável sábio e mestre do proletariado contemporâneo em todo mundo civilizado. Desempenhou seu papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. A atitude de Engels face aos operários é de solidariedade e de indignação perante o seu sofrimento.


KARL MARK
- Nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveris e morreu em 14 de março de 1883 em Londres. Nasceu numa família judaica, mas se converteram ao cristianismo. Sobre a influência do pai realizou seus estudos básicos em Tréveris, seguindo para Bonn, para estudar direito. Seu pai o transferiu para Berlim.Um intelectual alemão, considerado um dos fundadores da SOCIOLOGIA. Teve participação como revolucionário no movimento operário. Prosseguia uma incansável pesquisa em filosofia e economia política, debatendo suas tezes com outros filósofos. Se dedicou ao jornalismo sendo redator da " Gazeta Renana", logo promovido a redator-chefe. Com o fechamento do jornal Marx emigra para França onde se casou.Marx defendia a teoria da exploração da força de trabalho pelo produtor capitalista, e que um dia haverá de levar a revolução social.

Friday, November 03, 2006

UMA OLHADINHA nos BLOGS!



Foi muito interessante a visita aos blogs das colegas do curso.
Percebi que todas temos a mesma idéia de qualificar o seu método
de trabalho. No polo de Sapiranga visitei os blogs das colegas
LUCELE, ANA MARIA, STELA e REGINA.
Em outros polos visitei os blogs das colegas TATY, ZILMA,
ZÉLIA e VANÍCIA. Todas estão de parabéns, pela determinação
e esforço em realizar as tarefas.

Wednesday, November 01, 2006


VISITEM MEU BLOG
PEDAGÓGICO no
www.veridiana-santos.zip.net

>