Questões / atividade 3
1 - Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Em primeira análise, quando Stuart Mill diz que educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e tudo aquilo que os outros intentam fazer com fim de aproximar-nos da perfeição da natureza, Durkheim deixa claro que essa compreensão refere-se a um sentido muito amplo, gerando confusão, pois em emgloba fator inter diversos para definição. A influência das coisas sobre o homem é diversa, mas o que realmente deve ser considerado é ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, que difere do que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2 - Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta duas posições: a primeira apresenta que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz. A segunda apresenta que a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes. Nestas posições incorrem ponto fraco, pois ambas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente. Assim referindo-se em desenvolver em cada indivíduo a perfeição de que ele seja capaz, mas se estes não podem, nem devem dedicar-se, todos, ao mesmo gênero de vida e tem segundo aptidões, diferentes funções a preencher. Nem todos foram feitos para refletir, e será preciso que acha sempre homens de ação. E ainda em fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, quando a felicidade é subjetiva e cada um aprecia a seu modo.
3 - O que é preciso, de acorodo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos, que ora existem, ou tenham existido, tomá-los e aprender deles características comuns. Para que haja educação, é preciso que haja em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
4 - De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto no ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Constitui-se , no decorrer da história, um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte; idéias que são a base mesma do espírito nacional. Toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos. Resulta desses fatos, que cada sociedade faz do homem certo ideal, este até certo ponto sendo o mesmo para todos os cidadãos, se diferencia segundo os meios particulares que cada sociedade encerra em sua complexidade.
5 - Segundo o autor, que função o " ideal " ser realizado tem que suscitar na criança?
O ideal tem por função suscitar na criança um certo número de dados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros, certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social, em particular,é que determinam este ideal a ser realizado.
6 - A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem projeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, constituindo um ser ao mesmo tempo individual, que não se relacionam se não conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal e social, que é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferente de que fazemos parte; tais as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou proficionais, as opniões coletivas de toda a espécie.
7 - Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário, engrandecê-lo e troná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida o indivíduo não pode engrandecer se não pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.
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