OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Weber fundou a vertente da sociologia compeensiva. Ele buscava entender a ação social, ou seja, entender os motivos, valores e razões que nos levam a agir de determinada forma.
Estudou a burocracia porque via na sua expanção no sistema social o maior perigo ao homem. Estudo-a para criar os mecanismos de defesa ante a burocracia.
Na teoria de Weber, o poder e as formas de dominação se sustentam à luz de uma análise da ação dos indivíduos em sociedade.
. Vivemos numa sociedade onde as regras determinam nossos atos. Alguns são domimados, outros são dominadores.
Para o autor, existem três bases de dominação, onde cada uma das quais se acha entrelaçada com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos.
1-DOMINAÇÃO LEGAL: dominação legal em virtude do estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Tem como idéia básica: qualquer direito pode ser criado e modoficado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma.
Obedece-se não a pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. O dever da obediência está graduada numa hierarquia de cargos, com subordinaçao dos inferiores aos superiores, e dispõe de um direito de queixa regulamento.
2- DOMINAÇÃO TRADICIONAL: dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito exstentes. Seu tipo é a dominação pratiarcal.
Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria , santificada pela tradição: por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderade por parte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio dominio, que repousa exclusivamente na santidade delas.
3-DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: dominação carismática em virtude de devoçaõ afetiva à pessoa do senhor e a seu carisma. Seus tipos são :dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.
Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de dignidade tradiconal; e também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, enquanto seu carisma subsiste.
1 Comments:
Oi Veri, gostei do teu texto e penso que por mais que vivamos em um país democrático a do minação é constente em nosso mundo, não é mesmo? Teu blog está super legal como já aprndemos coisas né? Um abraço Sueli
Post a Comment
<< Home